A importância do grau de proteção IP em Armários e Gabinetes Outdoor

BANNER SITE WOMER 0001 2 1
Como deve ser feita a organização de racks
14 de fevereiro de 2022
BANNER SITE WOMER 0002 3 1 1

Durante o dia a dia, você já deve ter visto produtos que vêm com uma descrição relacionada ao grau de proteção ou índice de proteção IP (Ingress Protection ou Intrinsic Protection). Mas você sabe o que é o Grau de Proteção IP e qual a sua importância? 

Separamos informações que ajudarão você a entender mais o assunto. Aproveite a leitura! 

 

O que é Grau de proteção IP?

 

Os níveis de proteção IP são padrões internacionais definidos pela Norma NBR IEC 60529, norma elaborada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para determinar a proteção de produtos contra o ingresso de objetos sólidos, poeira e líquidos.

O índice de proteção dos produtos depende dos números que o acompanham, sendo o primeiro para poeiras e o segundo para líquidos. Para facilitar o entendimento, fornecemos a tabela abaixo para exemplificar todas as variações deste índice:

 

22 11 Womer Tabela

 

Qual a importância do grau de proteção IP ?

 

O grau de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambiente interno ou externo, instalados em ambientes com uma atmosfera em condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos.

Por exemplo, um equipamento que possui grau de proteção IP20 não poderá ser instalado em ambientes externos, pelo fato de não ter nenhuma proteção contra água, assim corre o risco de danificar os componentes internos que estão instalados neste equipamento.

Ou em outra situação, não existe a necessidade de utilizar um equipamento que possua grau de proteção IP68 em um ambiente interno.

IP 68 é o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir. O ideal é que todos os produtos possuam este grau de proteção (IP 68), porém isso aumenta os custos de desenvolvimento e produção do produto pelo fato de exigir mais barreiras contra água e objetos sólidos.

É importante sempre considerar o Índice de Proteção (IP) contra poeira e umidade, indicado pelo fabricante, pois o mau uso pode causar algum dano funcional ao produto.

 

Qual a importância do Grau de Proteção em um Gabinete Outdoor?

 

A proteção de um Gabinete Outdoor bem projetado é capaz de evitar que as pessoas sofram quaisquer acidentes, tais como choque e danos físicos, além de evitar danos aos equipamentos instalados, garantindo a perfeita proteção e funcionamento.

A linha de gabinete outdoor da D2W possui ensaios e relatórios de conformidade realizados em laboratórios certificados pelo INMETRO, conforme a norma NBR IEC 60529, assegurando um grau de proteção IP55. Essa solução garante proteção contra o ingresso de objetos sólidos, poeira e água para o interior do gabinete, além de segurança e qualidade para os equipamentos abrigados. 

O ensaio é muito importante para assegurar o Grau de proteção, visto que o gabinete não é um objeto totalmente selado. Ele possui sistema de ventilação, portas de entrada e saída de ar, que não garantem a perfeita vedação dos equipamentos abrigados. Orgulhosamente podemos dizer que os produtos D2W foram aprovados em todos os ensaios. Reforçando a qualidade e compromisso que temos com o nosso cliente em sempre entregar soluções com a mais alta qualidade.

 

 

Entre em contato, a D2W tem a melhor combinação entre custo, durabilidade e design!

Solicite um orçamento

Orçamento
Enviando