Como escolher um rack para Data Center?

Como escolher um rack para a minha empresa?
7 de maio de 2018
Racks servidores: Qual a diferença?
21 de junho de 2018

Como escolher um rack para Data Center?

Hoje em dia os data centers precisam de vários equipamentos de TI que exigem racks apropriados. Existem vários modelos de rack para data center, e por isso é necessário olhar para determinados fatores na hora de escolher o mais apropriado.

A estrutura do rack deve ter espaço suficiente para colocar os equipamentos da infraestrutura, como o sistema de refrigeração, energia e organização de cabos. Portas perfuradas e traseira bipartida facilitam na hora de montar o equipamento e as laterais devem ser fechadas para otimizar a refrigeração. O teto do rack também deve ser pensado na otimização do fluxo de ar, contendo escovas nas entradas dos cabos (assim evitando fugas de ar).

Escolha da rack para Data Center

Para saber qual a rack ideal para o nosso Data Center, Cassiano Tadeu, Consultor Técnico da Womer, destaca a estrutura e a parte técnica. Uma boa estrutura é essencial para suportar o peso de todos os equipamentos no rack. Além disso, é importante ter em mente o aterramento, a circulação do ar dentro do rack, e também é imprescindível a segurança para não abrir com facilidade.

De acordo com o consultor técnico, o rack tem de ser robusto, mas também deve ser desmontável. Isso porque racks montados com parafusos, ao contrário de racks soldados, tem maior capacidade de carga, a versatilidade de um rack desmontável também é importante na hora do transporte e instalação.

Quanto à profundidade, o rack deve ter um mínimo de 1200 mm em um Data Center. Deve também incluir, na maioria das vezes, um organizador de cabos na lateral.

Gerenciamento de energia, fluxo de ar e aterramento

A economia de energia é fundamental, e não devemos descuidar deste ponto na escolha de um rack para Data Center. Segundo Cassiano Tadeu, a economia de energia está diretamente relacionada com a circulação do ar dentro do rack. Um sistema de túnel frio pode ser a melhor escolha. Nesse sistema o ar-condicionado entra em um corredor central fechado na parte de cima, sendo forçado a entrar pelas portas frontais perfuradas dos racks e a sair pela traseira.

O teto com sistema de escova também não deixa que o ar escape pela entrada dos cabos, o que aumenta a eficiência da refrigeração.

Usam-se painéis de fechamento para cobrir espaços abertos, e assim evitamos a recirculação de ar e reduzimos o desvio do fluxo. Esses painéis melhoram a eficiência do arrefecimento. Durante a construção do rack deve-se estudar o melhor modo de manter a temperatura adequada para evitar o superaquecimento e garantir a economia de energia.

De acordo com o consultor da Womer, é importante para a segurança ter estruturas e portas móveis da Data Center com estruturas de aterramento. Em caso de falha de energia, o sistema de aterramento permite manter todas as suas informações seguras.

Escolhendo o rack ideal para Data Center

O rack ideal depende sempre do espaço disponível. No entanto, para começar um Data Center, deve se pensar em um mínimo de 1200 mm de profundidade.

Caso o projeto exija muitos cabos, o rack deve ter um mínimo de 800 mm de largura com guias verticais. Caso seja apenas para alguns servidores, 600 mm de largura geralmente é o bastante, com organizações de cabos atrás.

Quanto à altura, devem ter entre 42 e 44 U e sempre com as portas perfuradas.

Rack Womer

A Womer dispõe de uma ampla variedade de racks. Atualmente contam com as linhas W31 e W37 especialmente desenhadas para Data Center.

Todos os rack Womer têm estrutura de aterramento e também são serigrafados para facilitar a localização dos ativos.

Os racks da Womer são robustos, e são desmontáveis, facilitando na hora de transportar e montar. Tem também porta com perfuração de ventilação de 78%, garantindo uma maior entrada de ar, e assim aumentando também a eficiência do servidor.

Os racks Womer podem ser encomendados com divididos na altura e fechos personalizados para cada uma das partes, caso seja necessário, com segredos diferentes, caso um rack sirva mais do que um cliente.

Além de oferecer 5 anos de garantia a Womer oferece assistência técnica aos seus clientes. Independentemente de comprar, ou não, o seu rack para Data Center na Womer, faça uma consulta com um dos consultores técnicos para você escolher o rack ideal para o seu projeto.